E-mail: artesaita@hotmail.com

Facebook: artesaita Fbc

Fone: (13) 99745-6900









domingo, 14 de setembro de 2008

Revelando São Paulo
"XII Festival da Cultura Paulista Tradicional"
De 12 a 21 de Setembro das 9h às 21h
Parque da Água Branca Av. Francisco Matarazzo, 455
Água Branca - São Paulo.
Entrada gratuita

A artesã Valeria Cristina de Toledo da Feira Benedicto Calixto está representado a Cidade de Itanhaém participando da 12º edição do Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional, até o próximo dia 21, no Parque da Água Branca, na Capital.
200 municípios se fazem representar no festival, o espaço oferece 155 Standes de artesanato, 80 de culinária e 400 grupos de manifestações artísticas do interior paulista se apresentando no palco e na arena do Parque, as culturas vivas caipira, caiçara, piraquara e dos imigrantes pode ser conhecida das 9h ás 22h, com entrada franca.

Revelando São Paulo é uma celebração na capital das tradições do interior. Pelo 12º ano consecutivo, de 12 a 21 de setembro, o Parque da Água Branca, um dos lugares mais aconchegantes de São Paulo.
Música, dança, culinária e artesanato se encontram e celebram o maior evento da cultura paulista e de suas raízes. Entre as apresentações, estão as Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois. Mais de 200 animais, entre cavalos, touros, búfalos e tropas de mulas. A comemoração da colheita fica por conta de 5 grupos de Trança Fitas. Em homenagem às raízes do Negro Brasileiro, foi programada a Noite dos Tambores, com apresentações de 10 grupos entre Batuque de Umbigada, Sambalenço, Maracatu e Afoxé. O Festival contempla também as violas representadas por 18 orquestras de violas, 50 duplas de violeiros e sanfoneiros, 14 grupos de catira, 10 grupos de Fandangos, 40 Folias de Reis, entre outros.
Revelando São Paulo é o encontro do mundo rural ancestral com a realidade urbana da megalópole do século XXI.
Uma atração à parte é o festival culinário do Revelando São Paulo. Atrás das baias dos cavalos do Parque da Água Branca é montado o Rancho do Peão. Ali alguns municípios enviam seus especialistas em cozinhar no forno a lenha. Refeições, quitutes, doces e salgados, como a “queima do alho” de Barretos ou o “rojão” de Ribeirão Grande, são servidos enquanto o som de violeiros preenche o ambiente.
Este ano o Revelando São Paulo aumentou de tamanho, reafirma, em todas as suas edições, os compromissos com a construção da cultura de Paz e o respeito à diversidade. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida - tradicionalmente reverenciada no Parque da Água Branca - chegará no Memorial da América Latina no dia 14 de setembro, às 11h, e segue em cortejo para a abertura oficial no Parque da Água Branca.
Este ano a festa conta com uma novidade, paralelo à XII Revelando São Paulo: o VI Seminário de Ações Integradas em Folclore será realizado pela primeira vez no estado de São Paulo, de 15 a 18 de setembro. O seminário tem como objetivo discutir políticas públicas que protejam o patrimônio material e imaterial da cultura brasileira. E, sendo realizado em São Paulo, mostrará ao resto do país a surpreendente riqueza do nosso folclore.




Nenhum comentário: